11 de fevereiro de 2015

Passeio do Jari - Alter do Chão (PA)

No segundo dia em Alter do Chão nosso passeio era para o Canal do Jari. Tínhamos combinado para às 9h com o Guia Moisés, mas choveu durante a noite e de manhã acordou ainda com um pouco de chuva, de modo que acabamos atrasando um pouco a partida para esperar a chuva dar uma amenizada.

Para esse passeio usamos um barco desses tipo Voadeira, que são barcos de alumínio que navegam com muita rapidez e agilidade pelas águas. Esse tipo de barco é usado para diversos tipos de passeios. Todos possuem toldo para aplacar o sol e a maioria dos guias leva junto uma caixa térmica com água.

Saímos de Alter pelas 10h com o tempo ainda meio fechado mas sem chuva. O plano inicial era seguir direto para o Canal do Jari e depois almoçar na Praia da Ponta de Pedra e encerrar o dia na Ponta do Cururu. No entanto, o tempo começou e fechar e como viria mais chuva acabamos parando na Ponta de Pedra para fazer tempo. Como dessa vez a chuva veio bem intensa acabamos optando por inverter o passeio e almoçar um pouco mais cedo, ali pela Ponta de Pedra mesmo (enquanto chovia) quando o tempo melhorasse seguiríamos  para o Canal do Jari.

A Ponta de Pedra é uma comunidade pequena localizada em uma bela praia com uma Ponta com umas Pedras (como o nome já induz). A Praia possui diversos restaurantes (todos semelhantes entre si) que atendem aos turistas que chegam de barco durante os passeios ou apenas para passar o dia na Praia. A Comunidade é pequena e além dos restaurantes há uma pousada, algumas casas e só. Há estradas para chegar até lá de carro, mas os turistas geralmente chegam de barco, saindo de Alter.

Em um dos restaurantes pedimos e almoçamos um delicioso Tambaqui, um dos peixes típicos da região. Depois do almoço o tempo melhorou e seguimos para o Canal do Jari. Durante essa travessia de repente as águas ficaram turvas e barrentas. O Guia nos informou que aquela eram as águas do Rio Amazonas, que não se misturavam com as do Rio Tapajós (e cujo interessante encontro veríamos em Santarém, no último dia da viagem).

Logo adentramos nos Canal do Jari e a primeira parada foi em um local que é um verdadeiro berçário de aves! Para quem curte fazer o avistamento de pássaros esse poderá ser o ponto Alto. Fizemos uma caminhada de cerca de 1h apenas observando pássaros, árvores a e flora local. O Guia que tinha muito conhecimento ia mostrando e explicando. Vimos todo tipo de aves, coloridas, grandes, pequenas e ouvimos cantos de tantas outras que nem conseguimos ver. Infelizmente não tenho fotos das aves porque minha humilde máquina não é boa para isso.

Após esse passeio, retornamos para o barco e andamos mais um pouco pelo canal para parar em uma propriedade de um Sr. ribeirinho muito simpático que recebe os turistas, conta histórias e permite que passeiem pela sua propriedade. O Srzinho (que infelizmente esqueci o nome) é uma figura única e extremamente interessante. Uma pessoa simples e humilde que vive em sua casa e leva seu dia a dia regido pela natureza e pelos ciclos das águas do rios da região.

Caminhamos pela propriedade do Sr. que na cheia fica completamente alagada e tivemos mais uma vez a oportunidade de ver a exuberância da flora, aprendemos mais sobre plantas! Caminhamos por entre as árvores em caminhos que quando está alagado, os peixes bois passam nadando. É incrível imaginar isso! Nesse local, além de pássaros é possível ver macaquinho e também as Preguiças!
Andamos bastante olhando para as copas das árvores em busca delas até que uma hora, quando já estávamos quase desistindo o Guia nos aponta uma preguiça lá no alto, bem distante se mexendo vagarosamente entre as folhas! Não dava para ver muito, mas nos demos por satisfeitas, mas o nosso Guia não... ele sabia que poderíamos ver melhor e seguiu procurando!
Até que uma hora, olhamos para um arbusto e ali estava uma preguiça linda.
Ela olhou para mim fechou os olhos, abriu os olhos e sorriu! Me apaixonei! É o bichinho mais simpático que existe! Com esse encontro ganhamos nosso dia. Mas ainda seguimos caminhando mais um pouco e vimos mais uns macaquinhos e mais duas preguiças bem no topo das árvores, entre as folhagens. Depois encerramos essa parte do passeio e retornamos ao barco para a terceira parte e final que era o Pôr do Sol na Ponta do Cururu.

Quando estávamos saindo do Canal do Jari vimos um boto e paramos o barco para observar e logo vimos dezenas deles. Estavam por todos os lados. É muito difícil fotografar porque eles são rápidos, então não tenho nenhuma foto decente. Mas foi muito legal.

Em seguida fomos em direção à Ponta do Cururu, uma praia já mais próxima de Alter do Chão, onde é possível tomar um excelente banho de rio enquanto se observa o rotineiro e tranquillo por do sol.  O céu estava lindo e as fotos ficaram muito legais! Tomamos um banho de rio e curtimos a pela ponta de praia esperando o sol se por e depois seguimos para Alter para encerrar esse passeio.

Veja aqui mais fotos desse passeio!

Informações extras e Recomendações Gerais
para o Passeio pelo Canal do Jari

Blusa - de preferência para blusas leves e de fácil secagem, já que é normal molhar um pouco durante esses passeios em voadeiras.
Tênis - apesar de que para entrar na lancha e fazer os deslocamentos você provavelmente estará usando chinelo, nesse passeio levar um calçado fechado (tênis) é fortemente recomendável. Na parada no Canal do Jari descemos em um local para fazer observação de pássaros  e não havia trilhas. Caminhávamos em meio às plantas que iam se raspando pelas pernas (algumas espinhosas). Muitas vezes mal víamos onde estávamos pisando de modo que o uso de tênis se torna muito recomendável por uma questão de conforto e segurança.
Calça-bermuda - para esse passeio o uso de uma calça-bermuda (aquelas que a parte de baixo da calça pode ser tirada fora) é muito útil, nas duas paradas do passeio. Veja nas foto o estado que ficou o tênis e a parte de baixo da calça. Sem a proteção das pernas eu provavelmente teria me arranhado bastante!
Protetor Solar – Recomendado em todos os passeios.
Chapéu – Se ele não ficar muito firme na cabeça não use durante os deslocamentos nas voadeiras, porque ele pode voar.  Já em terra ele será sempre útil em dias de sol.
Prendedor de cabelo -  Se você tem bastante cabelo sugerimos levar um prendedor para usar durante os deslocamentos  nas voadeiras. Se você não prender o cabelo voará bastante!
Casaco de vento – É um item que pode estar sempre em sua mochila em todos os passeios. O movimento rápido das voadeiras sempre pode dar uma sensação de vento (e frio) principalmente em dias não tão quentes.
Água – se o seu guia já não estiver levando para disponibilizar
Lanche  - Caso você seja do tipo esfomeado.

Alguns valores de referência
Custo médio do Passeio ao Jari: cerca de R$350 a voadeira (que leva até 4 pessoas). Isso deve ser negociado diretamente com os barqueiros.
Custo médio do Almoço na Ponta de Pedra: cerca de R$60 o peixe para duas pessoas
Taxa: O Sr. da propriedade do Jari cobra uma taxa de R$15 por pessoa, que deve ser paga lá, em dinheiro.

Nosso Guia (deste e de todos demais passeios)
Moisés Sardinha: (93) 99175.8441
Recomendo fortemente esse guia, pela sua preocupação com os turistas, pelo seu AMPLO conhecimento de tudo da região, pela sua simpatia e descrição. Ele procura entender o perfil dos turistas para mostrar mostrar aquilo que mais vai interessar. Negociamos bons valores com ele e ficamos extramente satisfeitas com tudo!

Observação: Vale comentar que esse passeio tem essa configuração nessa época do ano, quando o Rio ainda não encheu.  Quando o Rio sobre muito do que vimos fica simplesmente debaixo d’água e pelo que nos informaram esse passeio não é realizado durante  a cheia.