3 de setembro de 2011

Impressões sobre o Equador

Minhas Impressoes do Equador

Valorização do país: Em vários aspectos, se vê uma tentativa de valorização do país. Eu achei bem legal que ontem no jornal que eu estava vendo de noite (uma espécie de Jornal Nacional) Eles dão dicas de locais para os Equatorianos viajarem dentro do país. Pelo modo como a moça apresentou o bloco, parecia tipo uma série de programinhas que devem ser apresentados uma vez por semana ou algo assim. Bem legal! Ontem a dica era conhecer Otavalo.

Higiene: A falta de higiene generalizada é um problema no país. Nos restaurantes principalmente. Não sei como podem viver assim. Só os mais turísticos são mais limpinhos. Fico pensando no Lineu (da Grande Família) aqui. Ele batia com a fiscalização dele aqui e fechava o Equador inteiro. Ponto Negativo

Estradas: Estou bem impressionada com a qualidade das estradas do Equador. Não são excelentes, mas são bem boas comparando com outros setores do país. As que eu andei até agora são bem sinalizadas e com várias obras de melhorias. Para Otavalo por parte da estrada está sendo duplicada. Para cá também obras de melhorias. Ponto Positivo.

Carros: Eu estava percebendo a quantidade absurda de caminhonetões que tem por aqui. Dessas pick-ups com caçamba. Sei lá chutando alto daria para dizer que 1/3 dos carros aqui é uma pick-up. Eu não conseguia entender porque tantas dessas. Hoje tudo se encaixou. É feriado a as famílias que saem para viajar, vão de bando e de caminhonete. As pessoas vão sentadas ali na caçamba. Contei até 7 pessoas (crianças) numa dessa caçambas. Normalmente os adultos vão na cabine e a criançada vai sentada ali atrás. E isso é super normal!!! Hoje na estrada enquanto esperava o ônibus comecei a contar. Mais de 20 carros com pessoas na caçamba em um tempo de 12 minutos.
Outra coisa 1: tem um monte de carros diferentes do Brasil. Um que me chamou muito atenção é um tal de Chery. Gostei dele.
Outra coisa 2: muitos carros andam por aí sem placa. Isso, sem placa, carros antigos, novos, vários tipos e tamanhos simplesmente não tem placa. Isso também não parece ser um problema.
Outra coisa 3: Não se usa cinto de segurança. Na verdade nos ônibus esse ítem nem existe.

Propaganda do Governo: Ontem de noite antes de dormir fiquei vendo TV e fiquei também bem impressionada com a quantidade de propaganda do governo que passa na TV. Dizendo que o Equador está melhorando, que está construindo estradas. Dizendo para as pessoas aproveitarem o seu país, dizendo sobre facilidades para abrir sua empresa, ensinando a economizar energia coisas, bem práticas. Não achei apelativo, achei útil para a população.

Costa: ontem no jornal também vi que tinha a ameaça de ondas gigantes (3m) em algumas cidades do litoral. Assim que as pessoas estavam proibidas de entrar no mar(!).  Espero que até eu chegar no Litoral isso já tenha passado. Na reportagem da TV as pessoas que trabalham no litoral estavam bem indignadas porque isso afasta os turistas (claro).  Todas as saídas de barco tinham sido suspensas e estavam fazendo umas evacuações em uma parte de Galápagos.

0 comentários:

Postar um comentário