29 de maio de 2009

28/05 - Santiago

Nao me apaixonei por santiago.

E uma cidade grande e interessante, com alguns predios historicos.


Nao e como montevideo, que quando se pisa na cidade, se sente seu charme, seu encanto, sua alma. Vai ver aqui o encanto nao se completou com a bruma de poluicao que nao nos permite mirar a imponencia da cordilheira.


Nesse primeiro dia caminhei por toda cidade. Caminhei MUITO.

No centro vi, de fora os principais predios historicos e caminhei por todas ruas em meio aos seus moradores, trabalhadores, estudantes...


Depois do centro caminhei ate o cerro Santa Lucia, o Pulmao Verde da cidade. Nao achei nem muito pulmao, nem muito verde. La de cima se tem uma vista otima da cidade, quando a "bruma da poluicao" permite. E, com essa vista nao se pode chegar a outra conclusao, se nao uma: de fato Santiago nao e uma cidade bonita de se olhar do alto. Se pudessemos ao menos ver os andes!!!


Enfim, depois do Cerro Santa Lucia, fui ao Cerro San Cristobal, com fortes recomendacoes da Ju de ir no tal zoologico.


Antes de subir o cerro, fui conhecer a casa de Pablo Neruda "La Chascona". Fiz um tour particular. A casa e realmente muito interessante. Mas nao tenho fotos. Nao era permitido fotografar la dentro. Assim que comprei um postal com alguns dos recantos mais interessantes.


Por fim, a parte mais interessante do dia foi o Zoologico!

Foi um sentimento intrigante, de fascinacao e repulsa.

Fascinacao por todos aqueles animais e repulsa por eles estarem ali, PRESOS! Que mal eles fizeram para merecer isso????

Agora, observacoes pertinentes


Os elefantes nao eram tan grandes como os que vemos nos filmes da Africa. Nem os ursos, o Polar e especialmente o Marron, pareciam de pelucia. Nao eram sequer muito maiores que um ser humano adulto. Nem eram tao assustadores.


As Girafas sim, sao realmente altas. Nao tenho duvidas.


Vi Flamingos!!! Sao realmente LINDOS!! Quero ver mais muito mais!!!


Vi Condores!!! Sao realmente Grandes!!! Quem teve a ideia absurda de prender um condor entre grades??


Vi Lamas e Guanacos!!! Os tais Guanacos que eu tanto procurei na Patagonia tive que ver presos em um zoo. E ja sei ate diferenciar as lamas dos guanacos. Sao bem diferentes. Lamas sao Lamas, Guanacos sao guanacos. e ponto final.


Mas o que eu mais gostei foram os tigres brancos e os leoes e leoas.

Os tigres tem uma energia otima. Sao ageis, grandes, rapidos e se nao estivessem atras das grades daria muito medo!! Os leoes eram mais paradoes... mas quando ruigiam o chao quase tremia. Bueno eu tremia por dentro. E assustador. Se ouve de longe.


Voltei para o hostal exausta...

3 comentários:

  1. Incrível, será que não lembras que já foste num zoo e já viste todos estes bichos? Com exceção do Condor e talvez das lamas (eu usava lhama, mas já vi que ambas estão corretas).
    E não viste milhares de Flamingos na Florida?
    Eu enxergava a Cordilheira da janela de meu quarto. E não havia bruma. Será que era pelo verão? Era dezembro...
    Enfim, algumas cidades nos cativam e outras nem tanto. Mas às vezes faltou descobrir os seus segredos.
    Tenho até vergonha de dizer, mas acho Roma cinza e sem graça... Tá bom. já disse que tenho vergonha de dizer. Vou ter que voltar lá e descobrir que é fantástica.
    bjo
    mãe

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Eu me encantei com Santiago e seu rio Mapocho, cristalino com a água da cordilheira, a qual atraia meu olhar como se meu norte fosse. Sorte que definiste lhama e guanaco, agora certamente não vou mais confundir...hehehe
    Beijinho, Dinda

    ResponderExcluir
  3. por curiosidade: se uma llama é uma llama, e um guanaco é um guanaco, que é uma alpaca?

    ResponderExcluir