1 de setembro de 2011

Último dia - Quito

Referente a 31 de agosto

Ontem era o último dia da viagem. Eu pretendia acordar cedo para fazer um passeio guiado pelo centro histórico (a própria prefeitura quem organiza esses passeios). Mas o que aconteceu é que não consegui acordar a tempo de ir para o passeio, que saía às 9h lá do centro histórico.

Como eu perdi o horário, resolvi inverter a ordem das coisas. Fui então fazer umas comprinhas no Mercado Artesanal do Mariscal, próximo ao hostel. Esse, assim como os demais mercados do Equador era enlouquecedor... mil coisas lindas (e muitas inúteis tbm). Tudo era  lindo e colorido. Comprei alguns poucos e pequenos recuerdos e me rendi e comprei uma colcha lindíssima para a minha cama.

Em seguida fui me informar se havia ainda algum outro tour que eu pudesse fazer para conhecer melhor o centro histórico. Acabei descobrindo que tinha um passeio (tbm desses da prefeitura) às 14h. Ele deveria durar umas 2h. Eu teria que sair correndo, pegar a mochila no hostel e ir para o Aeroporto para estar lá antes das 17h. Ía ser meio apertado o tempo, mas achei que valeria a pena.

Guardei tudo na mochila (inclusive as últimas comprinhas) e deixei ela pronta para só pegar e ir para o Aeroporto. Daí comi uma pizza rapidinha na praça central do bairro Mariscal e fui para o centro.

Logo descobri que o passeio não era exatamente o que eu esperava, não tinham explicado muito bem antes, mas tinha vários tipos de tours, alguns temáticos e esse que eu iria fazer era com o tema de igrejas.  Assim que depois de uma boa explicação sobre a história da cidade na praça principal (Plaza Grande) íamos visitar um museu em um mosteiro, uma igreja (a catedral) e outra igreja.

Não era isso que eu queria, mas ok... lá fui eu. A guia era boa, mas o tour era muito cansativo, entramos no primeiro local (um mosteiro) e ela explicava obra por obra, falando de cada santo, cada quadro...ufff... Mega cansativo!!! Ficamos uma hora nesse mosteiro! O ponto alto foi quando subimos na torre da igreja e tivemos umas visões legais da cidade. Depois o próximo ponto de visita foi a catedral, que foi bem legal. Pena que eu já estava bem cansada de tantas explicações sobre santos. A catedral é mesmo bem bonita! Com várias decorações em ouro e tal. Pena que era proibido tirar fotos.

Saímos da Catedral às 16h. Ainda íamos visitar outra igreja, mas daí eu expliquei para a guia que tinha que ir para o Aeroporto pegar meu voo e saí antes de terminar o tour.

Peguei um taxi, passei no Hostel e direto para o Aeroporto. Cheguei bem no horário!  A partir daí foram só Aeroportos. Quito-Lima de tarde, depois de noite Lima-São Paulo e de manhã São Paulo-Porto Alegre. E, de volta à terrinha...

Fotinhos
Tour guiado na Plaza Grande

Em frente à Catedral

Virgen de Panecillo, a protetora de Quito

A basílica

Ruas do centro colonial

4 comentários:

  1. Muito boa essa viagem, aproveitada ao máximo, sem perda de um minuto... tudo muito dinâmico...
    e nos deu muitas informações e fotos lindas.
    Até POA. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Luiza, as vezes não é mera coincidência, sempre que passava por uma igreja pedia que tivesse uma viagem tranquila e segura, nada mais normal que no final da viagem fosse dedicar alguns minutos por estas igrejas e agradecer que tudo correu bem... Veja que coincidência...

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza! Vale a pena alugar carro no equador? O que vc achou das estradas? É perigoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não dirijo, nem cogitei alugar carro. As estradas pelo interior são BEM ruins algumas eu teria medo de dirigir lá.

      Excluir