4 de maio de 2012

Igarapés (Atins)

Meu último dia em Atins...

Como eu já estava meio sem grana resolvi fazer só um passeio mais curto nesse dia, para ir conhecer o Igarapé que tem ali próximo da vila de Atins. O riozinho é lindo. Água transparente e limpa (dá até para beber direto do rio, na parte mais distante do mar, onde ela não é saloba). Nessa época que fui o curso dágua estava baixo, com poucas partes boas para entrar com o corpo inteiro, mas mesmo assim. O legal é deitar na água, sentir ela passando e só relaxar. Paguei R$20 para o guia Maduro me levar lá. Mas perguntando e se informando bem dá para ir por si. Se eu tivesse ido por mim teria curtido bem mais.


Tinha também um passeio que achei bem interessante que era para avistar guarás (pássaros vermelhos típicos da região). Para esse passeio era preciso pegar um barco e ir até o outro lado do rio, onde esses pássaros costumam se reunir no final do dia. O passeio ficava por R$25, mas como eu estava com o orçamento apertado acabei não fazendo.

Almocei no restaurante em frente à Pousada da Rita. Comi um ótimo peixe frito (recomendo).

De tardezinha fui caminhar na praia, curtir o clima do local e tomar banho de rio. Fiquei na água curtindo até o sol se por e depois voltei para a pousada.
Foi uma tarde sem passeios, mas bem relax. Até porque nos dias atuais eu valorizo demais o "dolce far niente", ficar apenas parada, sentindo o calor, a brisa, ouvindo os pássaros essas coisas que não fazemos no dia a dia... pelo menos não no dia a dia da Grande Porto Alegre.


Conforme havia sido combinado às 6h da matina o toyota passou na Pousada da Rita para me pegar. Chegamos em Barreirinhas às 8h e às 9h peguei o ônibus de linha da Cisne Branco para São Luis. Às 14h eu estava na rodoviária de São Luis, fui para o Aeroporto e - adeus Lençóis Maranhenses - peguei meu voo de volta para Porto Alegre.

Espero que o relato ajude outras pessoas que forem viajar pela região de lençóis.
Se tiverem dúvidas ou quiserem mais informações é só perguntar que dentro do que eu souber respondo tudo.

Um comentário:

  1. Oi Luzia,
    Estou encantada com seu relato e pretendo no próximo 07/06 andar por lá e fazer esses passeios maravilhosos que vc tão encantadoramente descreveu.
    Minha pergunta é apenas uma.
    O quê e onde pagar com cartões de crédito?
    Grata e "boas viagens!".
    Vera Podiacki

    ResponderExcluir