3 de maio de 2012

Passeio da Lagoa Verde (em Atins)

No terceiro dia eu queria ir para Atins, outra cidade, ao lado da foz do Rio Preguiças. Primeiramente eu tinha a informação de que era possível chegar a Atins com uns barcos que faziam o transporte regular de passageiros, mas ao chegar lá constatei que essa informação estava ultrapassada e que esse barco já praticamente não era utilizado. Na verdade esse barco de transporte regular só é usado quando chove demais na região e os 4x4 não conseguem fazer a travessia até Atins. Esse roteiro pelo rio deixou de ser feito pois ele demora 5h enquanto os 4x4 fazem em cerca de 1h30.

Então existe a informação de que tem uns toyotas que fazem o transporte de passageiros (e eventualmente turistas) de Barreirinhas para Atins e vice versa. Teoricamente os carros saem de Barreirinhas por volta das 7h, mas o horário não é certo, nem é certo que sai todos os dias. Às vezes só sai à tarde. Enfim, a informação é mesmo meio desencontrada e é difícil ter certeza das informações. Sugiro perguntar para várias fontes a informação até ter certeza se que o carro vai mesmo sair e qual horário. Procure ver essa informação com os nativos, ou nas pousadas. Quando o carro lota eles costumam cobrar R$50 o transporte até Atins. A realidade é que infelizmente não há, para os turistas, informação precisa sobre como chegar em Atins. As agências não tem interesse que os turistas cheguem lá independente delas.

Como no dia em que estive lá não consegui confirmar se os toyotas iam sair no dia seguinte e eu não queria ficar mais um dia em Barreirinhas acabei fechando um roteiro para Atins, com a visita à lagoa verde com agência Rota das Trilhas (http://www.rotadastrilhas.com.br). O passeio é de dia inteiro, mas acertei que eu ia com eles, fazia o passeio mas não voltaria, ficaria por lá mesmo. O passeio inteiro sai por R$100, mas como fiquei lá consegui um descontinho.
No final saiu mais em conta do que se eu tivesse gastado R$50 para ir até Atins e lá ainda tivesse contratado alguém para me levar à lagoa Verde.

Depois de fazer a travessia do parque pelas trilhas de areia em meio à caatinga chegamos à vila de Atins, que fica junto à foz do Rio Preguiças. Demos uma rodada para ter uma ideia geral e já acertei onde eu ficaria, na Pousada da Rita. Deixei minha mochila o local e seguimos de 4x4 para o Canto de Atins, onde iríamos encomendar nosso almoço.
Existem dois restaurantes no Canto de Atins o da Luzia e do Antônio. O da Luzia é de longe o mais conhecido e famoso. Os camarões assados da dona Luzia figuram entre os pratos típicos da região e é muito conhecido "turisticamente" no entanto o que fomos era o Restaurante do Antônio. Não tem cardápio, você apenas escolhe entre camarão e peixe. Simples assim. Para quem não gosta de frutos do mar eles servem também salada, feijão e arroz. Fizemos nossa encomenda no restaurante e fomos para a Lagoa Verde pois o almoço seria na volta da lagoa. Pelo prato de camarões paguei R$24 (incluindo arroz, feijão e salada).

Vale comentar mais uma observação sobre os restaurantes do canto de Atins: depois conversando com um guia local ele me explicou que o Restaurante da Luzia ganhou a fama quando a esposa do seu Antônio era a cozinheira que trabalhava lá.
Então hoje, pode-se dizer que a comida servida pelos dois restaurantes é praticamente igual. O da d. Luzia é apenas mais famoso, porque foi o primeiro e ela é uma pessoa "estrelinha", gosta de aparecer. Enquanto o seu Antônio é um cara mais tranquilo e na paz que oferece um tratamento todo especial para os clientes. Muito gente boa ele. Se eu fosse aconselhar diria: vá no do seu Antônio!

Enfim, voltando ao passeio... eu já tinha ouvido falar que a Lagoa Verde era a mais bonita de todas (pelo menos nessa época do ano) e estava um tanto curiosa. Assim como no outro passeio os carros param a uma certa distância e depois temos que percorrer as dunas a pé. Nesse caso não eram "os carros" era "o carro" visto que éramos os únicos fazendo esse passeio nesse dia. Por ser um passeio mais distante, mais caro e beeeem menos divulgado pelas agências, o lugar é mais paradisíaco e tem menos pessoas. Ver a lagoa foi como uma visão, estávamos caminhando nas dunas brancas, com mais e mais dunas para todos os lados e eis que do nada surge aquela lagoa maravilhosa em meio àquele mundo de areia! Foi de fato "a visão"! O lugar é realmente lindo e o banho de lagoa maravilhoso. Vale a pena dar a volta a pé na lagoa e bater fotos de vários ângulos. E uma das coisas mais legais era a pouca quantidade de pessoas. Era só nosso grupinho de 7 pessoas e mais ninguém. Ficamos um bom tempo lá, curtindo o local.


Depois na volta paramos no restaurante do Antônio para almoçar. Meus camarões estavam MARAVILHOSOS! Tem um tempero único e ele é assado aberto ao meio, como se fosse um peixe. Bem diferente de outros camarões que já comi. Ao lado do restaurante tem um redário, para a galera deitar e tirar uma sonequinha depois do almoço. Às 16h o pessoal me largou de volta da Pousada da Rita e eles voltaram para Barreirinhas e eu fiquei em Atins.

Como já era final do dia fui caminhar pela praia e observar o belo por do sol.


Falando um pouco sobre a Pousada da Rita: Olhando de fora a gente não dá nada pela pousada, mas lá dentro ela é enorme! São vários quartos e na lateral ainda tem um espaço bem agradável com redes. A d. Rita me tratou mais como uma filha do que como uma hóspede. Fiquei 100% integrada na vida familiar. Meu quarto era simples, apenas com ventilador e banheiro particular, que saiu por R$30 a diária, incluindo um café da manhã simples. Como eu estava preocupada com a volta para Atins a própria Dona Rita e dua família ficaram todos empenhados em conseguir um transporte para eu voltar para Barreirinhas no tempo certo para não perder meu voo. Depois de muitas conversas aqui e ali a Dona Rita conseguiu fazer um dos toyotas mudar o horário de ir para Barreirinhas só para me levar. Foi muito legal o esforço de todos para fazer dar tudo certo para mim. Recomendo muito ficar na Pousada da Rita ela é uma pessoa ótima, que adora receber os turistas, conversar com as pessoas e trata todos como se fosse uma mãe.


Outra coisa legal é que na casa dela "moram" dois guias de turismo que você pode já contratar para os passeios locais. O "Maduro" é um dos guias que ficou me "dando atenção" falando sobre as coisas locais, sobre a vila e tudo mais. Ele é uma boa pessoa para se conversar e informalmente saber tudo sobre os Lençóis Maranhenses. Ele me falou do Igarapé que tinha próximo à vila e se propôs a me levar lá no dia seguinte. Ele contou várias coisas interessantes é um guri de bom papo, que conhece todo mundo e serve como uma excelente fonte de informações sobre tudo referente ao local, história, cultura, passeios, etc.
Local: República Federativa do Brasil

Um comentário:

  1. Adorei o post!! Estou indo para lá amanhã. Ficarei numa pousada em Atins, mas o que está me preocupando é a volta de Atins para Barreirinhas, que ainda não sei como farei! Tomara que encontre uma boa alma assim como a Dona Rita para me ajudar! Valeu!!!

    ResponderExcluir