2 de maio de 2012

Passeio pelo Rio Preguiças (Barreirinhas)

O segundo passeio mais tradicional na região é pelo Rio Preguiças. Fizemos esse também pela agência São Paulo Ecoturismo. Saiu por R$50 +1,50 de taxas extras sem incluir o almoço (em Caburé).

O passeio é feito em uma voadeira (pequena lancha e com motor bem potente) que para em três comunidades: Vassouras, Mandacaru e Caburé.

Na primeira parada, em Vassouras o principal atrativo são os macaquinhos prego que vivem ali no local e basicamente (creio eu) se alimentam das porcarias que os turistas dão para eles. Não entrando nessa discussão, dá para dizer que o contato com os bichinhos é bastante simpático. Quando os turistas chegam eles começam a aparecer no mato à direita do bar. No entanto a simpatia tem limite e alguns macacos são espertos e abusados - cuide tudo que você tiver nas mãos. Eles podem inclusive levar sua máquina fotográfica e outras coisas que pareçam interessantes. Não subestime e rapidez e agilidade deles. Nessa parada, na "barraca da Graça" é possível comprar lanches, bebidas e artesanatos. Se der tempo dê uma caminhada pelas dunas ao redor que compõe os chamados "Pequenos Lençóis".


A segunda parada é na Vila de Mandacarú, onde é possível visitar o alto do Farol Preguiças de onde se tem uma bela vista da região. Quando o barco parar no trapiche certamente virão alguns "guias mirins" se oferecendo para levar até o farol. Eles vão rapidamente falar algumas coisas sobre o local e recitar uma ou duas poesias de Gonçalves Dias, que morreu em um naufrágio na área, na época em que ainda não tinha farol. Você na verdade não precisa dos "guias" porque o farol fica a duas quadras do trapiche, mas se quiser fazer a felicidade dos guris e incentivar a economia local não custa dar para eles uns trocados.

O farol em si fica em uma área da Marinha e sua visitação é rápida e cheia regras. Mas é gratuita e a subida até lá em cima vale a vista. Junto à base do farol há barzinhos e artesanato local.


A terceira e última parada é na vila de Caburé, onde é possível tomar banho de mar, banho de rio, almoçar e ainda tirar uma soneca nas redes depois do almoço.
Chegamos no restaurante e logo encomendamos nosso almoço, já sabendo que demoraria para ficar pronto. Existem alguns restaurantes na vila, uns junto ao rio e outros do lado do mar. Nós escolhemos ficar junto ao rio no tradicional e pioneiro Restaurante do Paulo. Os pratos para duas pessoas ficam por cerca de R$65. Para quem não quiser gastar tanto tem a opção de ficar apenas nos petiscos, que são um pouco mais baratos, mas nem tanto. Para quem estiver sem grana mesmo a dica é levar um lanche. É legal comer um prato tradicional lá no próprio restaurante, mas os preços são mesmo abusivos, prepare-se para isso.


Enfim... feitos os pedidos fomos tomar banho de mar. Caburé é uma vila localizada em um istmo entre o rio e o mar. O mar nesse local é forte e agitado, é preciso ter cuidado. Já o rio corre tranquilo sem oferecer grandes riscos. Depois do almoço o bom do local é de jogar uma das redes do redário e curtir a brisa enquanto tira uma soneca e faz a digestão. Curta o momento relax.

Depois a volta é só entrar na voadeira e curtir o retorno para Barreirinhas...
Local: Barreirinhas - MA, República Federativa do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário