10 de julho de 2011

Porque o Equador

"A Luiza vai para o Equador?"
"Mas porque diabos o Equador? O que tem para ver lá?"
"Vai ficar 24 dias lá?!?! Só no Equador??? E tem tanta coisa assim para fazer lá?"
"Eu, se fosse ela, aproveitava e dava uma passada no Peru, que é ali do lado!"

Hum... ok, vamos lá!

Quando eu trabalhava em O Viajante [@oviajantecom] uma das minhas atividades, para o lançamento da 6a.  edição do Guia O Viajante da América do Sul era fazer a atualização do capítulo do Equador.
E foi aí que começou esse namoro.
Muitas, muitas, muitas pesquisas e comecei a descobrir um país que eu definitivamente não conhecia, que vai muito além de "onde passa a Linha do Equador".

Apesar de a maioria das pessoas pensarem que lá faz calor o ano inteiro (afinal está na Linha do Equador), não é bem assim, não vamos nos esquecer que a Cordilheira dos Andes se estende desde a Patagônia até a Venezuela. E boa parte do Equador está sobre essa cordilheira. Quito, a capital, por exemplo está a 2.850 metros acima do nível do mar.

Mas também não só de cordilheira vive o país. Pode-se dividir o país em três partes: a costa, que é obviamente no nível do mar e de fato faz calor o ano inteiro, a cordilheira, que devido à altitude faz sempre pelo menos um friozinho e a planície amazônica. Essas três regiões geográfica marcam as grandes diferenças do país.

Isso faz com que organizar a mochila seja um desafio, tenho que levar desde biquini, regata e protetor solar a casaco de neve, gorros e roupa de lã. Mas apesar de já ter alguma ideia das roupas que vou levar, vou pensar nisso mais para frente.

Ah... sim, sim, tem também Galápagos! Mas para ir a Galápagos é preciso muita grana, é um destino muito elitizado! Não vai ser nesta viagem que vou conhecer o Arquipélago.
Quando, um dia, eu for rica e estiver fazendo um cruzeiro por esses mares do mundo eu me organizo de conhecer Galápagos. Por hora vou conhecer apenas a Isla de la Plata, próximo à costa de Puerto Lopez, que é conhecido como a "Galápagos dos Pobres", mas que pelas descrições que já li é totalmente deslumbrante, com mil pássaros e animais diferentes.

Enfim, todas essas diferenças de paisagem geram mil possibilidades de conhecer lugares diferentes. Meus objetivos são conhecer vulcões ativos, ir me banhar em águas termais, explorar lagoas em crateras, ir até o litoral, colocar os pézinhos no pacífico, conhecer a cultura do povo. Do alto frio de um vulcão às praias calientes, há muito o que se descobrir.

Assim como na viagem do Chile, vou ter meus objetivos a serem realizados.
Depois faço um post sobre isso.

E... o Peru, porque não ir tbm para o Perú?
O Perú é um país grande e com certeza merece uma viagem única, só para ele.
É um estilo de viagem, entendam. Um país de cada vez, com uma viagem longa e mais aprofundada, indo além das grandes cidades e atrativos que todo mundo conhece.

Enfim, depois de tudo isso, um pequeno resumo sobre a proposta para essa viagem:

Datas
Vou chegar no Equador dia 07 de agosto.
Saio de lá dia 31 de Agosto.

Hospedagem
Não viajo com muita grana de modo que vou me hospedando e hostels ou coisas parecidas, sempre low cost.

Transoporte
Andando sempre de bus dentro do país.

Companhias
Viajo sozinha, mas sempre aberta a companhias para os passeios.



Ficou curioso de saber mais sobre o Equador?
Acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecuador

0 comentários:

Postar um comentário