8 de junho de 2009

Iquique, Geysers Y Lagunas

Por fim deixei o deserto para trás e segui minha viagem rumo ao norte.

Agora estou em Iquique, uma cidadezinha na beira do pacifico, que é um charme.

Cheguei aqui ontem, domingo, de manha super cedo. Fui para o Hostel onde um senhor de idade já me deixou fazer o check-in as 7h da matina. Assim que me meti de baixo das cobertas e dormi até o meio dia! De tarde saí a caminhar pela cidade, que é um encanto! Vários casaroes antigos, feitos de madeira. Um dos atrativos da cidade é a Plaza Prat com sua torre do relógio.

As pessoas curtem um monte a cidade. Muita qualidade de vida por qui. A cidade triplicou sua populacao nos ultimos anos porque muitas pessoas querem morar aqui.

De tarde as pessoas caminham pelas ruas, aproveitam os parques, calcadoes e principalmente a praia. Mesmo que uns poucos corajosos entrem na agua. As pessoas ficam por ali em rodinhas de amigos, tomando sol, brincando com as criancas. A cidade tem uma rua peatonal super charmosa, com calcadas feitas de madeira e um calcadao a beira mar.


Agora agora conto um pouco sobre meus dois ultimos passeios no deserto.


Um deles foi o dos geysers o passeio que eu mais queria fazer ao ir para o deserto. O passeio sai as 4h da matina. Na cidade de sao Pedro faz apenas alguns grauzinhos negativos. Sao 2h de "rally" até chegar nos geysers, quando está amanhecendo.

Lá, as 6h da matina fazia um friozinho, só -13 graus.

O cenario é deslumbrante!!! Os geysers estao por toda parte! É lindo, indescritível entender e ver como se passa esse processo e se sentir tao proximo do centro da terra. E tbm perceber que tudo que eu estudei na geo, realmente faz sentido! Está tudo ali em frente aos meus olhos. Sem dívida o Chile é o melhor pais para um amante da geologia fazer turismo. Porque se pode ver na prática o que se aprendeu na teoria.

Depois dos Geysers na volta passamos pelo pueblito de Machuca, com aproximadamente 20 casas. É muito muito rustico. Eles vivem de "criar" Llamas.ç e ali se tem a oportunidade de comer "churrasquinho de Llama". Eu comi, dois espetinhos! Muito gostoso!! Parece uma mistura de carne de vaca com carne de frango. Eu adorei, foi meu almoco. Depois dessa experiencia culinaria passamos por um lugar onde elas ficam, só para dar aquele remorÇo. Eu nao senti remorco nenhum, pq sou carnivora, estava com fome e llama é carne. Mas que elas sao bem mais bonitinhas que vaca, ah isso sao!


Por fim o ultimo tour que fiz foi o das Lagunas Cejas.

Algumas lagunas em meio ao salar. Foi o passeio mais sem graça, mas mesmo assim bem interessante. A primeira parada era em uma laguna salgada, mas tao salgada que as pessoas nao afundam. Era possivel entrar na agua. E realmente deve ser bem divertido essa experiencia, mas a agua estava a uma temperatura insuportavelmente fria para mim. Todo mundo tem seus limites.

Depois fomos a mais algumas lagunas muito bonitas.

Tenho fotos lindas desse passeio, quando der posto no album.

Um comentário:

  1. Vi as fotos dos geysers! Lindos, fantásticos, fascinantes!!!!!!

    ResponderExcluir