12 de agosto de 2011

Tena - Amazônia Equatoriana


Sai do Hostel de manhã e fui para a parada (na estrada) para esperar o ônibus que ía para Tena. Esperei por um tempo e em vez de passar um ônibus passou uma van sem identificação, eu nem tinha feito sinal. Daí o cara parou na parada e perguntou para onde eu ía. Disse “a Tena” e ele me mandou subir (aquele era o “ônibus”)’.

Na verdade um senhor que estava na parada antes e tinha vindo puxar papo comigo me perguntando para onde eu ía. E tinha me explicado que como era feriado as empresas colocavam uns ônibus menores para circular. Para mim não fazia muito sentido afinal é feriadão, as pessoas deveriam viajar mais. Mas na verdade acho que descobri como funciona: As pessoas que lotam os ônibus no Equador no dia-a-dia não de uma classe da população mais baixa. Pessoas que não tem grana para estar viajando nos feriados. Quem tem grana pega sua pick-up, coloca toda família lá e vai embora.

Enfim... Tena, essa cidade que estou agora, já é na região da Amazônia. Lembram lá nos primeiros posts que eu tinha escrito dizendo que o Equador tem quatro zonas diferentes? Cordilheira, Costa, Amazônia e Galápagos. Até então eu estava na Cordilheira, mas agora desci em direção à Amazônia (que fica ao leste da cordilheira).  Viagem de Papallacta até Tena demorou cerca de 3 horas. Saí da cordilheira onde estava uma temperatura de cerca de 10ºC e cheguei em Tena 3h depois com 30ºC. Praticamente um choque térmico. Sabe aquele calor que a gente está parado fazendo nada e sente os pingos escorrendo pelas costas: assim mesmo! Até parecia um pouco nossa querida “Forno Alegre”.  Durante a viagem eu vinha tirando as camadas de roupa. Quando cheguei aqui coloquei bermuda e regata.

A paisagem da viagem é maravilhosa, sem explicação. É uma zona de transição então ainda tem morros enormes, mas eles já são totalmente cobertos de mato. Muito, muito verde por toda parte. A estrada vai fazendo um caracol, curva para um lado e para o outro, por mais de 100km (descendo a cordilheira). Ela vai correndo junto a um riozinho serpenteante. E dos morros caem cascatas por todos os lados... lindíssimo.

Cheguei em Tena pelo meio dia e catei um hostel próximo à rodoviária mesmo: o Hostal Juan Manuel. Paguei 6 dólares em um quarto só para mim com banheiro e ventilador. Mas sem água quente. Quase nenhum hostal aqui tem água quente, mas como faz muito calor, ok. Já estava preparada para isso. Hoje caminhei por toda a cidade, reservei meu passeio para amanhã e lavei todas minhas roupas (que com esse calor, estão quase secas). Amanhã vou fazer um passeio pela Amazônia Equatoriana! O roteiro parece muito legal.  Tenho que estar às 7h30 na frente da agência.

Mapinha das regioes, para ques estiver muito perdido
Aqui no fotinhos hoy, vejam direto no álbum: https://picasaweb.google.com/luizac.rs/12DeAgostoTena

3 comentários:

  1. Olá viajante! Como é rápida essa transição, em poucas horas! Dos Andes para a floresta equatoriana... E eu me desloquei no máximo de Petrópolis para o Moinhos e a Cidade Baixa.
    Deve ser muito lindo. E bom pra ensinar geografia pras crianças, em aula sobre o relevo.
    Essas informalidades e incertezas que contas me lembra o que acontecia no Peru com ônibus, horários, roteiros...Já estou curiosa pra ver o que contarás sobre a Amazônia Equatoriana. Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Estou aprendendo horrores! E ficando com vontade de ir para o Equador. Essa Amazonia Equatoriana não terá muitos mosquitos? Toma cuidado.

    ResponderExcluir
  3. Estava curiosa pelo passeio na Amazônia. Como me atrapalhei ontem na postura de comentário, agora já acompanhei tua entrada na selva.
    O calor deve ser úmido, por isso muito suor.
    Valeu o mapinha. Bj Dinda

    ResponderExcluir