9 de agosto de 2011

Otavalo

Estou em Otavalo, a cidade que possui o mercado de artesanato mais famoso do Equador. Uma loucura total!  Dá vontade de comprar tudo! É tudo lindo! Achei uma colcha que ficaria perfeita na minha cama, milhares se blusões que ficariam perfeitos em mim. Bolsinhas, casacos, tudo. Mas no final, com toda a sensatez da minha pessoa só comprei duas coisas: uns ímas de geladeira (para minha coleção) e uma pintura (aquarela) linda que vou enquadrar e colocar no meu quarto. Vai ficar 10! Não vou comprar mais nada. Sem cair na tentação. Fico imaginando a Dinda e a Tia Graça aqui. Íam ficar loucas, as duas. Porque é tudo muito lindo e colorido!

Praticamente já conheci toda a cidade e agora são quase 18h e está um lindo final de dia, com o sol quase se ponto e dividindo sua luminosidade com nuvens pretas e brancas que circulam sobre os montes da paisagem local. E eu olho tudo isso enquanto escrevo esse post do terraço do meu Hostel.

O Hostel é ótimo. Tenho um quarto só para mim. Na verdade acho que eu sou a única hóspede hoje. Porque a cidade costuma ficar cheia mesmo nos sábados quando e mercado se espalha por toda cidade e os turistas lotam tudo. Terça feira é tranquilo por aqui.

A cidade é pequena e tranquila. Atravessei toda a parte central em uma caminhada de uns 5 minutos. Ía tirar umas fotos da praça central com a igreja e a prefeitura, mas está tudo em obras. Estão remodelando a praça e restaurando a prefeitura. Não achei nenhum ângulo legal para tirar fotos, então acabei tirando só da feira. Mas percebi que faltou uma foto minha na feira, amanhã tiro para fica registado que estive aqui.

Sobre os povo: Otavalo é um nome de um povo indígena da região. Não é índio tipo que anda pelado, um povo altamente evoluído e comerciantes. Eles tem suas roupas típicas. As mulheres vestem saias compridas escuras, com uma abertura na lateral e em baixo saias brancas. As blusas são brancas com rendas e bordados. Usam cabelo comprido, as vezes em tranças ou com um cordão enrolado. Usam também colares dourados que dão muitas (muitas) voltas no pescoço. Os homens também usam tranças compridas. Queria tirar umas fotos mas é meio agressivo ficar tirando fotos das pessoas. Enfim...

Amanhã eu queria contratar um tour, porque tem muitos passeios legais que se pode fazer na região, mas parece que não tinha mais turistas interessados no passeio e não fechou o número mínimo para fazerem o passeio. O número mínimo é 2 pessoas. Mas ainda hoje mais tarde vou passar na agência e ver se alguém resolveu ir. Se não vou fazer um outro passeio por mim mesma. Vou conhecer a Laguna Quicocha que dizem, é um lugar lindo. Depois conto como foi.

Gastos (não tenho aqui anotado, depois eu coloco)

Fotinhos

Mercado de Otavalo

Mercado de Otavalo
Mercado de Otavalo

Roupas típicas dos Otavalos

Terraço do hostel 
Vista do terraço...

4 comentários:

  1. Adorei o mercado. Quanto colorido! Se estivesse aí acho que não resistiria a esses panos todos. Mas tudo que se compra a gente tem que carregar... Fizeste bem em resistir. Mas deve ter sido bem difícil!

    ResponderExcluir
  2. E que bela vista do terraço!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, ia ficar doida nesse mercado, tudo tão atrativo, mil cores. Também as casas, lindas, alegres, coloridas. Aliás, os povos indígenas dessa região são muito coloridos e, admiro, conservam suas tradições. Estou gostando muito dessa "nossa" viagem.

    ResponderExcluir
  4. Só o terraço e a vista valeram o hostel, que de resto parecia bem ajeitado também.
    Puxa, até eu fiquei ligada em comprar e olha que sou meio desligada. Deve ter sido um duro teste para a auto-disciplina. Tomara que surja companhia para o tour. bj

    ResponderExcluir