28 de agosto de 2011

Rio Muchacho

A ideia de hoje era ir para essa propriedade agroecológica chamada Rio Muchacho (www.riomuchacho.com) que recebe turistas e voluntários para aprender a fazer coisas, trabalhar e ter experiências. Seguindo a linha de pensamento do Movimento Escoteiro o plano lá é aprender fazendo. Ninguém vai lá para olhar, o negócio é colocar a mão na massa, literalmente.

Eu teoricamente iria “dividir o passeio” com uma guria que acabou não aparecendo. Fui sozinha e lá conheci a Melissa, uma Estadunidense que foi minha “parceira” durante o dia.

Começamos já com a mão na massa preparando uma comida que não lembro o nome, feita a partir de Yuca, um tipo de mandioca (a Yuca é uma raiz que em todo Equador é super importante, talvez tanto quanto o milho). Tínhamos que ralar a raiz, depois tirar a mágua excedente, misturar com algumas outras coisas e levar ao forno.

Segunda parte ir tirar leite da vaca. Quem me conhece um pouco sabe que eu tenho medo de vaca. “medo de vaca?” “sim, medo de vaca, qual é o problema?” “É que vacas não fazem nada” “Pois é, baratas também não fazem nada. E 90% das mulheres saem correndo quando veem uma. E veja que a vaca tem umas 100 vezes o tamanho da barata...”

Enfim, depois de a vaca estar devidamente amarrada (a cabeça e os pés) nos aproximamos, eu a Melissa e o “guia”. O guia tirava o leite com expertisse (ele faz isso todo dia) já na vez da Melissa (tão urbana quanto eu), começou o fiasco. Não saía uma gota! De novo, de novo... nada. Até que veio um pingo! Depois um pequeno esguicho e coisa melhorou um pouco, mas não muito. Comigo não foi muito diferente, mas até tive um pouco mais de facilidade que ela. Também tive facilidade para dar um banho de leite em mim mesma e em uma puxada meio sem mira (será que minha calça vai azedar?). Tínhamos que encher um balde de 4L de leite...mas o guia ajudou muito a cumprir a tarefa!

Tirado o leite a tarefa era fazer queijo! O que na verdade foi facílimo. Eles colocam uma coisa que tipo endurece o leite. Daí o “queijo” fica em baixo, o soro em cima e depois é só uma questão de compactar e tirar a água excedente.

Parada para o almoço. Tudo natural (a propriedade é vegetariana). Arroz, uma sopa (no Equador se come sopa sempre todo o tempo, do café da manhã ao jantar), e uma coisa que parecia um purê, mas que não era feito de batata. E salada, é claro. Nada de louça e talheres convencionais. Os pratos são feitos por eles mesmo a partir de uma coisa que se parece com coco. E o talher é uma colherinha também feita desse material. Panelas de barro.

Na verdade quase não tem coisas de plástico na cozinha, fora um coador e outros utensílios mais específicos o resto era natural. Também não existem cestas de lixo, pois tudo lá é reciclado, ou vai para compostagem.

Pós almoço a atividade era produzir nosso próprio prato e colher. Cerramos a fruta e começamos a limpeza interna (coisa chatinha e demorada de fazer). E depois fizemos uma decoração externa, para personalizar. Ficou bem legal. Vou tomar uma sopa de capeletti no meu, quando chegar em Porto. Lá na propriedade eles tem uma oficina para produzir tudo que precisam em madeira e outros materiais naturais. Também fazem para vender como artesanato.

A penúltima atividade do dia era a pesca de camarão (apesar do local ser vegetariano, o camarão está autorizado). Não é pesca no mar, é um camarão de água doce, que fica em um pequeno rio dentro da propriedade. Na verdade nessa atividade não posso me vangloriar de ter participado. De pé descalço, no rio cheio de pedregulhos e uma espécie de argila que escorregava no fundo. Fiquei mais de observadora, pois não conseguia me mexer dentro do rio. A verdade é que a pesca foi um desastre o guia conseguiu pegar 3 camarõezinhos pequenos e um gigante! Disse o guia que para pegar mais tinha que ser um dia mais quente.

Enfim a última atividade era aplicação de mascara facial. Isso mesmo! Tem uma espécie de lama que eles preparam uma máscara facial para tirar rugas, espinhas e deixar a pessoa 5 anos mais jovem. A aplicação é interessante, mas quando aquilo seca na pele, começa a puxar tudo e parece que estão se abrindo todos os poros do rosto, bem estranho. Não dá para falar! Não dá para mexer os lábios! Quando já estávamos quase “prontas” o guia veio nos perguntar alguma coisa (nem lembro o que era) só nos olhamos e começamos a rir e não conseguíamos mais parar. E a mascara ía se “quebrando” e puxando a pele. Daí ele viu que não íamos mais parar de rir e nos mandou ir lavar o rosto. Pronto, fiquei com 23 anos de novo. Simples assim. Hehehe... Brincadeiras a parte a pele ficou bem lisinha mesmo depois.

Depois disso, hora de comer! Comemos a massa de Yuca que tínhamos preparado (excelente!!!), o queijo (ainda prefiro mais sequinho) e os camarões fritos. Esperamos nosso transporte e voltamos para Canoa.

As fotos na maioria são a Melissa fazendo as coisas, na hora achei ruim ficar pedindo para tirarem fotos minha até pq quase sempre estávamos comas mãos sujas, então tirei as fotos eu mesma, quando achei mais conveniente. E na verdade, apesar de não aparecer nas fotos, eu fiz tudo praticamente igual.

Era isso o dia de hoje... foi tudo ótimo. Várias experiências muito válidas.
Está super cedo, mas to muito cansada por que mais uma vez não dormi muito bem. É que tem uns morcegos que moram no telhado da minha cabana (do lado de fora) e várias vezes me acordei com o barulho deles de noite. Espero que hoje eles sejam mais silenciosos.

Fotos:
Preparando massa de yuca

Tirando leite da vaca...

Casa principal
Descansando....
Prato feito por mim!

Queijo, massa de yuca e Camarões

Mascara facial

5 comentários:

  1. Gostei demais desse lugar. Tudo natureba. Fiquei louca para ir! E de brinde a gente ajeita a pele :)
    Acho que esse povo ia até gostar de danças circulares.
    Já vou comprar capeletti para fazer quando chegares e poderes comer na tua cumbuca personalizada.

    ResponderExcluir
  2. A Luiza já está captando algumas ideis para abrir uma fazenda ecológica aqui no RS junto com a Helena..... Info confidencial-não espalhem.... Com certeza uma ótima experiência... Alain

    ResponderExcluir
  3. Bem movimentado e produtivo esse dia e com lucro, utensílios domésticos e rejuvenecimento... Gostei.
    Esse teu prato deve ser o fruto da calabaça ou cuieira, também usado aqui no Norte como prato. Tio Ivo trouxe um de lá, apenas não feito por ele. Pode comer sopa contigo.
    Parente dele é o nosso porongo, que se faz as cuias para chimarrão.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo dinda! Em português se chama Calabaça! Quando eu voltar valos fazer um capeletti lá em casa e o tio Ivo pode levar o dele!

    ResponderExcluir
  5. Essa massa de Yuca mais parece um doce de abóbora regada à cravo ehehe. Pena que deu tão pouco lagostim. Ah mas o queijo, este chega a dar água na boca parece uma ricotta.

    José Campello

    ResponderExcluir