17 de agosto de 2011

Termas e rumo a Latacunga

Referente a 16 de Agosto
Hoje de manhã acordei e fui para as termas. Quando cheguei lá (na verdade é praticamente do lado do hotel) adivinhem: lotado!
Bom, mas dessa vez resolvi ficar de qualquer jeito. Eram três piscinas, uma fria (vazia), uma grande e morna (super cheia) e a terceira era pelando e meio vazia também.

Fui de cara para essa mais quente de todas, a 42ºC, que tinha só umas pessoas mais idosas sentadas na borda. A quentura era quase insuportável. E não é daquele tipo que se vai acostumando. Quando mais tempo se fica mais dói. Dói mesmo. Daí fiquei observando ao redor. Os pais vinham trazer as crianças para essa piscina e elas não aguentavam colocar nem o pezinho enquanto as pessoas mais velhas entravam mais tranquilamente. Parece até que existe uma resistência ao calor proporcionalmente relacionada à idade da pessoa. Quanto mais velho mais suporta a água quente. Será mesmo???

Eu por muito tempo fiquei sentada na borda só com os pés e as pernas na água. Mas observando as pessoas e ouvindo a conversas dos outros logo descobri que a maioria das pessoas que estava ali na mais quente estavam fazendo alguma espécie de tratamento. E todas tinham que fazer um mesmo procedimento que era ficar um tempo x na água quente (essa de 42ºC) e depois tinham que ir para um chuveiro geladíssimo da água que vinha direto da cachoeira que tem ali do lado. Elas comentavam que depois da água gelara ficava mais fácil entrar na quente. O negócio era ficar abrindo e fechando os poros.
Algumas tinham que ir na piscina todos os dias por um numero x de tempo para “completar o tratamento”. E tinha umas pessoas que pareciam ter uns 100 anos lá. Pessoas que mal conseguiam andar sozinhas ficavam indo da água quente para a fria com a ajuda de filhos e netos. Muy interessante.

Fiquei uma meia hora observando as pessoas irem da água quente para a fria, antes de ter coragem de fazer eu mesma. Mas fui! Entrei até os ombros na água quente, fiquei dois minutos e saí direto para o chuveiro gelado!!! E voltei correndo para a água quente. Repeti o processo três vezes. Até tirei foto porque achei que não acreditariam que fiz isso. Tá, na verdade tirei foto porque eu mesma não acreditaria que fiz isso se não houvesse um registro.

Quando estava perto das 11h fui embora, porque precisava arrumas a mochila e fazer o check-out. Decidi inclusive não tomar banho de pois do banho nas termas para que os tais minerais que tudo curam ficassem pela minha pele.

Feita a mochila, fui até a estação e peguei um bus para Latacunga, meu próximo destino.
Latacunga é a cidade base para dois passeios principais, conhecer a Laguna Quilotoa (no extinto vulcão de mesmo nome) e para ir ao Vulcão Cotopaxi, o vulcão ativo mais alto do Equador. Ele é um dos cartões postais do país. Muitas pessoas vem ao Equador só para subir até o cume. Não é necessária grande experiência para chegar lá, só o que precisa é: dinheiro (U$170), estar aclimatado, ter bom preparo físico e ter sorte para que faça bomtempo. Desta vez o que vai me impedir de subir é o preparo físico e a grana. U$170 equivalem para mim a uns 4 dias de viagem. Mas de qualquer forma vou até lá. Até o início da geleira!

Enfim... cheguei e vim direto para o Hostel  Tiana para fazer o check-in e largar as coisas e sair para conhecer a cidade. Esse hostel é ótimo, super bem localizado, todo arrumadinho, limpinho, decoradinho, com cozinha, espaço comum para os hóspedes, vários banheiros (com águe quente) e um terraço com vista para o Cotopaxi!

Para amanhã já reservei o tour para a Laguna Quilotoa. Dá para ir sozinho e fazer por conta e sai mais barato (é claro). Mas gostei muito do roteirinho do tour que vai me permitir conhecer outros lugares que sozinha não daria. Pelo custo benefício, vai acho que esse tour vale a pena. Parece que iremos eu , 4 italianos e 1 inglês. Um grupinho pequeno, o que é bom tbm. Quinta feira daí vou agendar para ir ao Cotopaxi. Agora é rezar que São Pedro tire as nuvens do meu caminho!

Fotinhos:
Visao geral das termas

Na água a 42ºC

De baixo da água fria

Visai geral com a cascata da virgem

Em Latacunga... o Cotopaxi escondido!

Igreja da cidade e artesanias


Mais fotinhos: https://picasaweb.google.com/luizac.rs/16DeAgostoBanos

3 comentários:

  1. Barbaridade, mas tem que ter muita saúde pra aguentar esses banhos de contraste!
    Já estou vendo que tens faro pra achar hostels bacaninhas, equipados, bonitos e ainda com ótima vista!
    Vou ficar de dedos cruzados pra abrir o tempo no Equador e poderes chegar com um lindo sol até o vulcão tão desejado. Bjs e suerte!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, já está bem de sais pelo resto da viagem.
    Depois vamos ter um manual de hostels by LuizaDC - Legais e Baratos.
    Que venha a Laguna Quilotoa e mais um banho legal e divertido.

    ResponderExcluir
  3. Corajosa, hein, entrar e sair dessas águas quentes e geladas... Deves estar com saúde para enfrentar qualquer vulcão... Também vou fazer pensamento positivo para o índio do tempo soprar as nuvens todas.
    Estou adorando teus relatos, bem ilustrativos. Consigo me imaginar vivenciando.
    Bueno, sigamos para Latagunga e suas peculiaridades.

    ResponderExcluir