17 de agosto de 2011

Laguna Quilotoa

Na minha cama maravilhosa, no meu quarto compartilhado onde ninguém roncava, dormi muito bem fora o fato de que às 6h da matina meu relógio biológico me acordou e me mandou ir tirar uma todo do Cotopaxi ao amanhecer. Algo me dizia que não estaria encoberto. Fui lá no terraço, tirei várias fotos e voltei para a cama. O tour para a Laguna Quilotoa saía às 8h30, mas às 7h todos já estavam acordados tomando café.

O grupinho para o passeio era só de hóspedes da hostel, assim que dois deles eu já conhecia (eram do meu quarto). Éramos 4 italianos (uma família, pai, mãe e dois filhos), o Paul (americano) e a Sara (Australiana) e eu. Passei o dia falando espanhol misturado com inglês e fazendo as vezes de tradutora do Paul e da Sara.

A estrada que leva à laguna é muito sinuosa, mas com umas paisagens divinas. E fomos premiados com uma manhã com poucas nuvens, deu para tirar umas fotos do Cotopaxi, dos Ilinizas (outro vulcão, com dois cumes: norte e sul) e até deu para ver de longe o Tungurahua que tinha ficado escondido durante a minha estada em Baños.

No caminho passamos por uma “chonca“ (não sei se é assim que se escreve) que é a casa onde os indígenas (alguns) ainda moram (tipo uma oca). Passamos também pela Cusco Equatoriana, que na verdade é uma montanha com o formato muito parecido do de cusco, e também por um artesanato onde os índios fazem pinturas, não comprei nada, quer dizer comprei um postal.

Seguimos e a para seguinte já às 11h era a beira da Quilotoa. Então fomos fazer o que tínhamos vindo fazer descer até a laguna. A vista do lugar é impressionante! Não vou descrever... olhem as fotos logo abaixo. A descida é bem fácil até o que atrapalha é que a trilha é feita pela areia e tem muito vento no lugar. O que faz com que seja indispensável óculos para proteger os olhos e muita fome de areia... por que não há como evitar. É necessário comer areia para chegar até lá embaixo. O cabelo também, vai ficando que é uma maravilha de tanta areia, o meu parecia mais como uma palha mesmo. E em baños eu tinha comprado uma fita para colocar no cabelo para proteger a cabeça do sol. Isso foi minha salvação para os cabelos mais curtos.

Na descida, desviamos um pouco nossa rota do caminho principal para observar umas fontes de gás natural que saem de um veio de uma rocha e também da água. Depois chegamos lá em baixo. Parada para descanso e para deleite dos olhos para com a paisagem.

Bueno... a volta ainda nos esperava. Morro acima e a 4.000 m.a.n.m. nenhum santo ajuda! O casal de italianos alugou lá em baixo uns cavalos que carregam as pessoas para cima, mas eu, quis ir com meus próprios pés: “eu desço, eu subo!” Bem ingênua era eu! A cada 20m me faltava ar! Só que eu tinha que subir 300m em um percurso de cerca de 1km. Se tivesse sido na altura do nível do mar já teria sido meio duro, mas o que me matou mesmo foi a altitude. Eu precisava de muito mais ar do que a quantidade que me estava sendo oferecida no momento.

Enfim... não há o que fazer, só subir. Fiquei para trás de todos um dos guias foi comigo, no meu ritmo. Pode-se dizer que deve ter sido o maior esforço que já fiz... mas depois de 1h30  estávamos de volta ao topo!!! Affff.....nem acreditei! Fui e voltei com meus dos pezinhos!

Quando cheguei lá em cima, nem acreditei. Todo grupo já estava lá em cima, começando a comer o almoço, que nos estava esperando em um restaurante na borda da cratera, na parte de cima.

Depois de toda essa loucura de hoje o plano para amanhã era subir o Cotopaxi. O guia falou que a dificuldade é mais ou menos a mesma. Só que é mais alto ainda e a caminhada é um pouco mais curta. A ver... Mas como amanhã náo vai ter tour para lá, vou ir a uma cidade aqui próxima e vou para o Cotopaxi na sexta, daí já vou estar mais descansada... Enfim, se eu achar que não dá para chegar até a geleira, espero o grupo no refúgio. Eu não vim até aqui para não colocar os pés no Cotopaxi, isso é certo.

Enfim... se eu quisesse conforto tinha ficado em casa, deitada na minha caminha maravilhosa em Porto Alegre...

Fotinhos:
Como são muitas fotos maravilhosas vou colocar aqui só algumas para o blog não fica muito pesado. O resto pode ser visto direto no álbum de fotos em: https://picasaweb.google.com/luizac.rs/17DeAgostoDe2011
Cotopaxi, ao amanhecer 
"Chonca", onde alguns índios ainda vivem

Machu Picchu dos Equatorianos... tá, é meio forçado, eu sei.

Oficina dos pintores locais

Laguna Quilotoa! Vista de cima...

Metade do caminho para a Laguna

Gás saindo da fenda na rocha

Visao geral da base da laguna

Yes, eu cheguei lá com meus dois pezinhos.

5 comentários:

  1. Ufa, já estou cansada dessa caminhada. Corajosa mesmo... além do próprio corpo,os pezinhos ainda tinham que carregar uma enorme mochila...
    Quem sabe recrutar mais alguns pés para te levar ao Cotopaxi, tipo quatro de um cavalo.

    ResponderExcluir
  2. Vontade e perseverança nos levam mesmo a qualquer lugar. Parabéns aos teus dois pezinhos!

    ResponderExcluir
  3. Luiza, que belo passeio e a companhia internacional também é uma ótima experiência. Como está sendo a refeição nestes passeios? Tá te alimentando bem?
    E lembra a frase de Edmund Hillary em sua primeira tentativa de subir o Everest:
    "Monte Everest, você me venceu esta primeira vez. Mas eu irei vencê-lo no próximo ano, por uma razão muito simples: você já chegou ao máximo de sua altura, enquanto eu ainda estou crescendo!"
    Como o Cotopaxi é um pouco mais baixo, tenho certeza que conseguirá de primeira e irá tirar belas fotos lá de cima. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa Laguna Quilotoa! Valeu o esforço!
    As fotos estão lindas!
    Será que esse gás liberado das fendas tinha cheiro de coisa sulfurosa (leia-se tipo ovo podre)?

    ResponderExcluir
  5. José Antonio Cruz23/08/2011, 13:40

    Que pena você não ter dado toda a volta no vulcão Quilotoa

    ResponderExcluir