23 de agosto de 2011

Isla de la Plata

O passeio para a Isla de la Plata só saía às 9h, mas acordei bem mais cedo por culpa de um galo que cantava aqui do lado do hostel. O fato é que na minha rotina em Porto Alegre galos não cantam... na verdade não há galos. Mas não fiquei braba com ele por ter me despertado antes do tempo. Fiquei muito mais chateada com o São Pedro quando abri a porta do meu quarto e vi que o dia estava feio e caia uma chuvinha fina. Bueno... azar.

Na verdade ontem conversando com o cara aqui do hostal ele me disse que tem sido assim todos os dias, fechado e com uma chuvinha fina, às vezes. Que nessa época é sempre assim. Hum... bem que essa informação podia estar melhor difundida! Vim para cá pela praia e sol e não tem sol...

Bom fui para a agência encontrar o pessoal do passeio. Era eu, mais uns 12 alemães e uma família do País Basco. A primeira coisa que o guia disse é que estava chovendo aqui no continente mas à medida que nos afastássemos do continente o tempo ía melhorar e quem sabe até teria sol na Isla de la Plata.

O Plano era ir em direção à Ilha (que fica bem longinho do continente) e no caminho parar para mirar as ballenas. Chegando na ilha fazer uma caminhada para observar os animais e na volta o snorkel (e talvez mais ballenas!).

Não muito distante da costa já tinha uma família delas. As baleias que vem por essas bandas são as Jubarte (humpback whale), as mesmas que estão no litoral do Brasil nessa época (claro, claro... não as mesmas, mas da mesma espécie! vcs entenderam!) Tem Orcas que passam por aqui também, mas normalmente não se vê elas. Disse o guia que em 20 anos viu apenas 2 vezes.

Enfim as fotos das baleias foram um fracasso total! Toda vez que elas saíam da água eu tentava tirar uma foto, mas como minha máquina demora um pouco, quando batia a foto a baleia estava na água já. Depois de isso acontecer algumas vezes revolvi filmar! Há-há! Daí sim! Fiz uns filmezinhos legais e depois extraí algumas fotos deles.

Baleias lindas e maravilhosas partimos rumo à Isla de la Plata, tem várias teorias para o nome da Ilha, inclusive que os Incas, que utilizavam a ilha para sacrifícios e outras coisas, teriam escondido tesouros aqui (mas os Incas navegavam? Pois é, parece que sim). Piratas também teriam escondido seus tesouros aqui... Enfim há também outras teorias.

A Isla de la Plata pertence ao Parque Nacional Machalilla e (atualmente) tudo nela é super controlado. Existem algumas trilhas, que só podem ser feitas com guias e há também um número máximo de pessoas em cada uma.  Me livrei dos alemães (nada contra, mas como eles não falavam espanhol tudo tinha que ser traduzido para alemão pelo seu próprio guia e isso era um saco, tudo era devagar). Fiquei com a família do país Basco e casal de alemães que não estava com aquele grupo e falavam Espanhol. Durante a caminhada, de cerca de 2h, vimos vários tipos de aves! O guia, com muitas informações e conhecimento sobre a fauna e a flora  ía explicando tudo. Foi realmente muito bom!

De volta ao barco recebemos nosso lanche\almoço era frutas (melancia, abacaxi e banana) e dois mini-sanduiches. Para mim estava ótimo o almoço, mas meio mal programado pois a atividade seguinte era o mergulho (snorkel). Tipo assim acaba de engolir e entra na água! Péssima ideia!
Bom eu fui... mas depois de 5 min voltei para o barco! 1º a visibilidade não estava boa, na verdade estava bem turvo e 2º óbvio que comer e entrar na água 1 min depois não ía fazer bem! Quando eu era criança o meu Vô me mandava esperar 2h para fazer a digestão antes de entrar na água. Não sei quem teve essa ideia de giríco. Os sanduiches tinham que ser entregues antes da caminhada. Não que eu tenha passado mal... Mas comecei a me sentir meio estranha na água com toda aquela comida no estômago... e voltei para o barco.

Na verdade nos 5 minutos que eu fiquei na água acho que vi tudo que tinha por ali, vários peixes coloridos e também desses de comer, caranguejos, algas... enfim. A visibilidade estava mesmo ruim.

Na volta do passeio o guia deixou eu ir na parte de cima do barco (que na verdade era proibido)! Foi ótimo! Ventão na cara e curtindo o balanço do mar em umas ondas mega-gigantes!!! Vimos mais baleias na volta, mas como minha máquina estava guardada não tirei mais nenhuma foto.

De volta ao hostal... banho quente, organizar as informações, comer e dormir.
Amanhã? Não sei, vai depender de como amanhecer o dia.

Fotinhos:
Muito mais fotinhos: https://picasaweb.google.com/luizac.rs/23DeAgostoIslaDeLaPlata

Barcos na praia de Puerto Lopez

Mar pouco animador

Baleias!

Tchibum!

Chegando ao parque

Picheiro de Patas Azuis!

Paisagem da Ilha

Fragatas!

Praia de Isla de la Plata

Snorkeling

Video das Baleias!


Video dos Piqueiros de Patas Azuis!


5 comentários:

  1. Que legal, Luiza. Vi baleias uma vez apenas e nunca esqueci a emoção. Há os que viram e o que ainda não viram. Parabéns pelo teu texto e pelas fotos. Um beijo e curte bastante.
    PS - fizeste bem em ouvir o teu avô quanto a mergulhar de barriga cheia, também ouvi isso em criança.Melhor não arriscar.... Ana

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não havia orcas. Tenho muito medo de orcas... Elas podem pensar que a gente é foca :(
    Gostei muito desta ilha.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com o tempo feio, as paisagens são demais... Até no Equador tem GRE-NAL ?!?!?!?! Pés Azuis e Pés Vermelhos...
    Muito bom, grande viagem e deixa pra fazer a marca de biquini aqui no RS.

    ResponderExcluir
  4. Ontem fiquei tão encantada com as fotos e os piqueiros que esqueci de postar meu comentário.
    Seguindo a linha do Alain, apesar de eu ser COLORADA, adorei o piqueiro gremista, os pés azuis são lindos.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal. O Equador é um lugar de grande diversidade de espécies, bacana!!! parabéns!

    ResponderExcluir