15 de agosto de 2011

Em Baños

Hoje de manhã saí de Tena e cheguei aqui em Baños pelas 13h, justo quando a maioria dos turistas já tinha feito o check-out do feriadão. Consegui um quarto maravilhoso no Hostel que eu queria. Quarto espaçoso, com banheiro, sacada e internet free.

Quando eu comecei a "estudar" o Equador, trabalhando em O Viajante, Baños foi uma das cidades que mais me chamou a atenção. Me lembro que na época eu pensei "tenho que conhecer essa cidade", isso quando ainda nem estava planejando a viagem. Outro fator que contribuiu foi o fato de que há alguns anos eu tinha visto no Discovery ou National Geographic Chanel um documentário sobre Baños e a ameaça do vulcão Tungurahua, que fica aqui do lado (amanhã espero ver ele). O Tungurahua é um vulcão ativo, que já destruiu algumas cidades e ameaçou Baños várias vezes, inclusive a cidade foi evacuada por um bom tempo há uns 10 ou 20 anos. Hoje em dia o vulcão anda bem tranquilo, até demais para o meu gosto!

Baños está na região da cordilheira, mas quase na parte da transição para a região amazônica. A cidade é super organizada turisticamente. Pensando por cima, imagino que passei por umas 20 agências de viagens hoje circulando pela cidade. Há muitas coisas para se fazer aqui!!! A região é muito linda, é possível ver isso nas fotos.

Enfim... como eu cheguei no inicio da tarde, já não dava mais para agendar passeios para hoje. Então decidi fazer um tour em uma chiva (onibuzinho aberto e colorido, feito para turistas) que eu tinha lido várias pessoas comentando que não tinha muita graça.

O passeio no Chiva vai seguindo pela estrada e passando por várias cachoeiras, conforme se pode ver nas fotos. Mas, mais que as cachoeiras ao longo do caminho tem algumas atividades radicais. A primeira que paramos e menos radical é tipo umas gaiolas (tem um nome para elas, mas não consigo me lembrar) que, presas em cabos de aço, atravessam o vão em que passa o rio a muitos metros de altura. O Chiva fica esperando quem quiser ir (e voltar). Legalzinho.

Depois disso a segunda parada foi para quem queria fazer Canopy. O que é isso? É mais ou menos assim: a pessoa bem amarrada a um cabo de aço e "deitada" de barriga para baixo sai de um ponto x a uma certa altura e chega no ponto y, a uma altura bem mais baixa. Esse canopy era de mais de 1km de distância! O final era um pontinho amarelo, lá quase no chão do outro morro. Eu resolvi fazer!!! Enquanto me amarravam eu ía olhando os equipamentos. Mosquetões petlz! Bom sinal! Mas será que estavam sendo bem cuidados??? Cair lá de cima não estava nos planos. Enfim, lá fui eu "voar" pelos céus de Baños. No início a coisa vai bem rápido, depois foi diminuindo, diminuindo e... o que aconteceu? Parei no meio do caminho! Faltou peso para a gravidade me puxar até o final. Daí fiquei eu lá parada, no ar até que o pessoal se organizava de fazer chegar um cabo até mim para poderem me puxar. Que paródia! Eu lá praticamente de cabeça para baixo.
Não foi a melhor sensação do mundo. Mas ok. Chegou o cabo, segurei ele e me puxaram até o final. Quando cheguei no ponto Y o responsável lá estava todo preocupado perguntando se eu estava bem e coisa e tal porque as pessoas costumavam passar mal quando paravam no meio (quanto tinha muito vento contra).
Daí eu ainda tinha que subir toda altura do morro a pé por uma trilha. Mas tudo certo isso era piadinha perto do que viria mais adiante.

A próxima parada foi junto a duas pontes paralelas, onde eles fazem aquilo que chamam de "puenting" que é tipo um bung jump mas com o cabo preso na ponte que está do lado. Daí a pessoa se joga e fica balançando como um pêndulo. Nesse não fui, mas outros dois guris que estava na minha Chiva foram. Totalmente radical!


A última parada é para descer uma trilha que leva à cascata maior e onde se pode chegar até a base e tomar banho se quiser. Quando começamos a descer a trilha estava uma chuvinha fina que não incomodava muito. Mas logo percebemos que a "trilha" não era tão simples assim. As pessoas que estavam voltando estavam muito cansadas. Mas fomos descendo... descendo... descendo... chegando lá a cascata era mesmo linda. Mais de 100m de queda em duas partes. Pena que minha bateria acabou e não consegui tirar mais fotos. Depois para subir foi um parto. Muito forte a subida, nem se compara com o Caracol de Gramado, muito pior! A sorte é que nessa subida de volta o tempo tinha fechado de vez e estava chovendo o que aliviava um pouco o calor e suor ao subir. Em seguida retornamos a baños.


E agora vou dormir que amanhã se o dia estiver bonito (espero que sim!) vai ter mais coisas para fazer!

Videozinho:


Fotinhos:
Vista da varanda do meu quarto

Meu quarto

Primeira cascata

Na gaiola!

Vista do meio do caminho na Gaiola

Canopy. Não sou eu! É a guria que foi antes de mim!

Minha visão durante o Canopy...

Puenting

Cascata Véu de Noiva

Queda de 80m da última cascata.

6 comentários:

  1. O pessoal às vezes tem dificuldade em postar e me enviam emails. Vou colar aqui o de uma amiga que está adorando teus relatos:

    Ontem à noite, li os relatos de viagem da Luiza. Não parei até ter lido tudo, fui até o início da madrugada. Fiquei encantada. Como esta guria escreve bem, com clareza, leveza e humor. Mostra também ser uma guerreira, muito corajosa. Fiquei com vontade de sair viajando.
    Parabéns à mãe e filha.
    Beijos
    Lygia (Mãe)

    ResponderExcluir
  2. Só tu mesma para te aventurares assim! Ainda bem que consegues manter a calma. Estou rindo sozinha deste passeio no Chiva e o Canopy. Que hostel ótimo. Chegaste aí na hora certa. Durante o fim de semana devia estar lotado.

    ResponderExcluir
  3. Bah, tb. fiquei com vontade de ir a Baños. E no fim, esse passeio de Chiva se revelou muito legal e movimentado. Que dia bárbaro!

    ResponderExcluir
  4. E eu estou achando ótimo esse vulcão estar dormindo... Já te vejo querendo espiar uma erupção.
    Achei esse teu dia ótimo e bem movimentado.
    O canopy eu queria ter feito da Costa Rica, mas não tive apoio dos meus companheiros de viagem.
    Acho que vou ter que viajar contigo, bem aventureira, só não sei se ia conseguir subir a trilha de volta.
    Adoro teus relatos, leio várias vezes.

    ResponderExcluir
  5. Mais um elogio aos teus relatos:

    Oi amiga,
    Adorei as notícias. Participei das aventuras e conheci os locais, foi demais.
    Como a Luiza está linda, parecidíssima contigo. Só a vi bem pequena.
    Bjs
    ziza

    ResponderExcluir
  6. Luiza,
    Tá muito radical esta menina.
    Vamos ter que bolar umas aventuras aqui pelo Brasil e levar a pequena Luiza junto.
    Bem amiga, agora estou atualizando a leitura dos posts da tua viagem.

    ResponderExcluir