20 de agosto de 2011

Conhecendo Cuenca

Hoje o objetivo era conhecer Cuenca.

Cuenca é a 3 maior cidade o Equador, com cerca de 350.000 habitantes. É bonita, rica e limpa! Muito diferente da maioria das cidades Equatorianas.
Cuenca foi fundada em 1557 e preserva no principalmente no centro histórico a arquitetura colonial. Em vários momentos eu poderia tranquilamente tirar uma foto e dizer que é um lugar na Espanha. As características estão realmente preservadas.
Na verdade seu valor histórico é tal que foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Enfim... acordei e tratei de resolver algumas coisas práticas como levar as roupas em uma lavanderia e reservar o passeio de Ingapirca para domingo. Tudo resolvido fui caminhar pela cidade.

A primeira parada foi o Parque Calderón, que na verdade é a praça central da cidade, onde fica o governo, as catedrais e outros prédios importantes. Sim, Cuenca tem duas catedrais a velha (de 1.767), e a nova (de 1.880). Essas são apenas 2 das mais de 40 igrejas que a cidade possui. Na parte central da cidade tem mais ou menos uma igreja a cada 2 ou 3 quadras.

Na minha caminhada descobri que Cuenca tem um desses ônibus turísticos de 2 andares. Achei uma ótima ideia para conhecer um pouco além do centro e para saber um pouco mais sobre as cidade e os prédios. Só "olhar" às vezes é pouco. O ônibus também levava para uma parte alta da cidade mais afastada do centro, de onde se poderia ter uma vista geral da cidade (sempre gosto disso).

Depois de ter caminhado por praticamente toda parte central da cidade e tirado um montão de fotos, fui almoçar e depois fui para a praça central fazer hora para o horário do bus (que saía às 3h). Essa praça é super bonita, limpa e segura. Cheia de turistas (equatorianos e extrangeiros) caminhando tranquilamente, brincando com as crianças, tomando sorvete, tirando fotos, filmando. Super tranquilo. 

No coreto da praça estava tendo umas músicas de um evento que um partido político tinha organizado para alguma coisa que não entendi muito bem o que era. Ía ter alguma votação e estavam recolhendo assinaturas, me parece. E a maneira de ele chamarem a atenção era com música. Eu estava sentada num banco, na sombra, vendo o movimento e ouvindo as músicas à distância. Mas quando ele anunciou que ía ter umas danças fui lá para ver mais de perto. Foi muito bonito, com roupas coloridas, como já era de se esperar.

Logo já estava na hora de pegar o Bus Turístico. O passeio de 1h45, por acessíveis U$5, foi bem além das expectativas. Super bom, com explicações sobre os prédios, sobre a história, a geografia e a cultura da cidade, bem o que eu queria... Valeu! E nem o Guia da LP, nem o do O Viajante tinham esse passeio...

Aqui abaixo coloquei algumas poucas fotos, mas quem ficar interessado em ver mais de Cuenca, tem 75 fotos nos álbum: https://picasaweb.google.com/luizac.rs/20DeAgostoCuenca

Fotinhos:
Parque Calderón e sua famosa Catedral

Detalhes da Arquitetura Colonial

Caminhando por Cuenca

Catedral Nova
Detalhes da Catedral Nova

Danças tipicas no Parque Calderón

Ótimo passeio no Bus Turístico

Vista da cidade do Mirante Turi

3 comentários:

  1. Cidade muito simpática, a Cuenca, e bem cuidada. Vantagem de ser Patrimônio da Humanidade, tem uma atenção especial.
    Como sempre, planejaste muito bem teu roteiro, foi um dia bem aproveitado na cidade.
    Também gostei muito das fotos do picasa.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi sobre Cuenca! Muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga Luiza reescrevendo os guias de viagem, muito bom... e as fotinhos no picasa sempre estão fantásticas... abração...

    ResponderExcluir