28 de agosto de 2011

Isla Corazón

Depois de uma noite muito bem dormida acordei e logo da sacada da minha cabana percebi que o Equador estava em clima de último dia de férias. Famílias fazendo as malas, tirando fotos todos reunidos junto à piscina da Pousada... Estavam todos fazendo as malas, organizando os carros e indo embora.

Logo de manhã quando fui me informar sobre os ônibus para Quito descobri o que já era de se imaginar. Estavam todos lotados. Tanto os que saíam de Canoa, como San Vicente e Bahía. Fiquei pensando em mil alternativas para chegar em Quito, mas depois de muitos cálculos achei melhor pegar um bus para Quito direto amanhã de noite. O bus sai aqui de Canoa mesmo e vai direto viajando pela noite sem parar no caminho (estilo ninguém entra/ninguém sai, não antes de chegar no destino). Segundo o guia e muitas pessoas aqui do Equador essa é a única maneira segura de viajar de noite pelo país.

Devo chegar em Quito na terça às 6h da matina e às 6h45 tenho que estar no local marcado com a agência para fazer o meu último tour. O Vulcão Cotopaxi que me espere.. não vou até o cume, mas quero muito chegar na geleira. O ruim é que vou subir direto em um dia, desde o nível do mar até os 5.000 m.a.n.m., sem aclimatação. Vai ser complicado.
E se o ônibus para Quito atrasar, eu to ferrada, perco o passeio. Mas tenho certeza que mesmo que seja em cima do laço, vai dar tudo certo. Enfim... comprada a passagem de ônibus, feita a reserva do passeio e também a reserva do hostel em Quito para a última noite.

Bueno.. eu não sabia o que eu ía fazer hoje, mas logo no final da manhã começou a abrir o tempo e saiu o sol. Tinha um passeio que eu queria fazer para a Isla Corazón, mas tinham me dito que para uma pessoa era mais caro e tal. Fui em uma “agencia” ver se tinha mais alguém querendo ir e me deram uma informação bem diferente: Que eu poderia fazer por mim mesma, bastava chegar lá, onde o passeio era realizado e pagar U$20,00. Sozinha ou acompanhada o preço era esse. Enfim eu tinha que estar no local onde saia o passeio (um pouco depois de San Vicente, lembram da ponte?) pelas 13h30 que era o horário que a maré estava favorável. O local estava a uns 20km aqui de Canoa. Peguei um bus, desci em San Vicente e lá peguei outro daqueles moto-taxis. Bem tranquilo. Lá chegando conheci o  Julio, guia que iria me acompanhar no passeio.

A Isla Corazón é uma ilha fluvial, dentro do Río Chone. Se chama Isla Corazón por que Ilha tem esse formato. A ilha é na verdade um grande mangue e lar de muitas aves, caranguejos e outros animais. O lugar é maravilhoso. O passeio começa com a travessia do rio em um barco com motor (para passar a correnteza) e depois ingressamos dentro da ilha por uns túneis verdes em uma canoa a remo.
O passeio a remo por dentro do mangue é algo sem explicação! A coisa mais linda! Nossa canoa deslizava tranquilamente pelas águas, cercados de plantas e raízes, os caranguejos caminhando pelos troncos e diversas aves cantando ao redor (simultaneamente). O guia ía me mostrando cada ave e explicando sobre cada uma delas. Adorei muito! Aprendi várias coisas!

Depois tinha uma parte que era em uma trilha onde também o guia ía explicando sobre as árvores e a importância da preservação deste lugar para o meio ambiente. O passeio todo demorou cerca de 2h. Claro que não tem como comparar com um vulcão ou uma laguna em uma cratera, nem com ruínas incas... mas esse passeio, dentro do que ele prometia, foi um dos que eu mais gostei, especialmente a parte em canoa por dentro dos túneis de mangue.

Hoje em dia a Ilha está protegida e, as pessoas que antigamente cortavam o mangue, são as que hoje compreendem a importância do bioma e que protegem o lugar. Muy lindo isso. Depois de ter sido muito devastada, hoje em dia o mangue está crescendo e os animais ali estão seguros.

Terminado o passeio peguei um bus e voltei para Canoa. O plano era comer alguma coisa na praia e ficar por lá para curtir o final do dia (cheguei em canoa pelas 17h), mas o sol tinha ido (as nuvens tinham tomado conta do dia) e estava um vento forte e frio. Comi uns camarões a milanesa na beira da praia e não aguentei ficar mais tempo naquele ventão.

Agora estou na pousada praticamente sozinha. Todas as demais cabanas que até ontem estavam cheias de famílias e crianças estão vazias, foram todos embora. Esse clima de final de férias até combina com o meu clima de final de viagem. Mais dois dias e meio e vou embora daqui... E o pior é que ficou tanta coisa por ser vista...

Enfim, vou tomar um banho, colocar uma boa música e me jogar na minha rede!

Fotinhos:
Mapinha ilustrativo da ilha

Ingressando nos canais da ilha

Dentro do mangue...

Dentro do mangue...

Pelicano!

Fragata!

Inicio da trilha

Caminho dentro do mangue...

Entrelaçado de raízes

2 comentários:

  1. Que pena que está acabando. Fico esperando cada relato para vivenciar contigo.
    Os passeios foram tão diversificados, a cada dia uma novidade a ser explorada.
    Esse no mangue, como tantas aves, deve ter sido especial.

    ResponderExcluir
  2. Luiza, que ótima alternativa, ocupou o tempo com um passeio muito legal. No Brasil também temos mangue, mas o pessoal que é chique vai até o Equador...
    E agora que venha o último desafio: o Vulcão Cotopaxi... Vai dar tudo certo e quero ver as ótimas fotos.

    ResponderExcluir