8 de agosto de 2011

Mitad del Mundo

Hoje, conforme previsto de manhã saí para a Mitad del Mundo, que é um parque onde teoricamente passa a Linha do Equador. Esse lugar fica ao norte de Quito e o ônibus demora uns 40min para chegar lá. Com essa viagem a gente vê bastante da "Grande Quito", que é... hum... interessante.

O local (o parque) tem toda infraestrutura para os turistas, muito espaço, muitos artesanatos e lojas de recuerdos, restaurantes, sorveterias, tudo que um turista pode querer. Super limpo, super organizado, ótimo atendimento! Nota 10!

Além dos turistas tirarem aquela fotinho clássica com um pé em cada hemisfério dá para curtir um pouco do local, caminhar por lá, ir no insectarium, no planetário e em outros pavilhões com coisas menos interessantes.
Tem também o Museu Etnográfico (que fica dentro do monumento da Mitad del Mundo) que é bem legal para aprender mais sobre os povos do Equador (e como tem povo nesse país tão pequeno!!!)
Obs: Amei muito o Planetário! Fiquei um tempão fazendo hora esperando começar uma sessão e não me arrependo! Foi muito legal! Me deu uma vontade enorme de me afastar dos centros urbanos e ficar vendo o céu de um lugar "limpo", sem luzes e interferência humana.

Enfim... o  único porém do parque Mitad del Mundo é que a Linha do Equador que passa ali é fake... Isso mesmo FALSA! Quando criaram o local em 1979 ainda não existia o GPSe o Parque foi criado de acordo com um tal cálculo que não estava muito certo!!! Inacreditável! Anos depois com foi criado o Museu Inti Ñan, a 200 metros do parque, no local exato onde passa a linha. E eles provam isso de mil formas divertidas!

Cheguei no Inti Ñan sozinha e acabei recebendo um tour guiado exclusivo! O monitor (um gurizão que estava morrendo de sono e ficou bocejando várias vezes) foi bem simpático. Ele vai passando de local em local e ensinando sobre a cultura dos diferentes tipos de índios. Depois tem as provinhas de que esse é mesmo o local onde passa a linha! Em cima da Linha do Equador perdemos um pouco do Equilíbrio e temos dificuldade de andar em linha reta. Depois tem a prova da pia: de um lado o redemoinho gira para a direita, do outro para a esquerda e em cima da linha do Equador (pasmem!) não tem redemoinho a água desce reta pelo ralo. Nunca tinha visto isso!
E tem mais! Na linha do Equador a gente consegue colocar um Ovo em pé em cima da cabeça de um prego! É verdade!!! Eu consegui! O ovo ficou ali, em pé, paradinho. Fiz isso bem mais rápido que o meu monitor inclusive e ganhei um certificado por isso. Aqui diz: "Inti certifica que Luiza Campello llegó al Museo Solar y puso sus pies sobre la linea máxima de la latitud 0º0'0" y equilibró um huevo en el centro magnético del planeta tierra calculado com satélite GPS". Tá assinado e carimbado. Acho até que vou colocar isso no meu currículo... hehehehe.

Muito bom o Parque! Recomendo. Na verdade recomendo ir nos dois, tanto no Mitad del Mundo quanto no Inti Ñan. Fica bem pertinho, não tem porque não ir!

Depois para voltar de lá peguei um ônibus e desci em algum lugar no centro de Quito. O lugar exato eu não sei. Desci quando várias pessoas desceram também: fiz que nem vaca, segui a boiada. Acabei indo parar em um lugar bem pouco turístico. Acho que é um dos lugares que o guia se referia quando dizia (não saiam das ruas turísticas). Enfim uma região definitivamente não turística, mas que não era necessariamente perigosa. Não vi nenhum risco real. Mas se eu fosse loira e tivesse com um mochilão daí sim teria perigo, porque os turistas chamam muito atenção e despertam sentimentos (maus) também.
A verdade é que eu não tenho cara de Equatoriana, mas até me misturo bem. Pq nem todos Equatorianos tem cara de Equatorianos. Uns tem uma cara assim que nem a minha. Uma cara morena e "genérica", sem local de origem definida.

Enfim, depois que eu cheguei na Basílica (morro acima) eu me entreguei e peguei um taxi para vir para o Hostel. As ruas dessa região de Quito são lombas e mais lombas e confesso que me entreguei por falta de fôlego. Subir lomba aqui é muito diferente de Porto Alegre. Quando entrei no taxi não conseguia nem dizer para onde ir, me faltava ar.

Eu plano amanhã é sair de Quito. Chega de cidades grandes! Otavalo é o próximo destino...

Gastos:
Água $1,00
Xerox $0,05
Bus Quito-Mitad del Mundo $0,40
Entrada no Parque $2,00
Entrada Museu Etnográfico $3,00
Almoço: $4,50
Entrada Planetário $1,50
Recuerdos (postais!) $8,00
Entrada Inti Ñan $3,00
Água $0,35
Bus Mitad del Mundo-Quito $0,40
Taxi Centro-Hostel $4,00
Total: $28,20

O Monumento e a Linha do Equador no Mitad del Mundo. Totalmente turístico.

Foto clássica com um pé em cada hemisfério na Mitad del Mundo (Fake!)


O Parque e sua excelente infraestrutura - visto de cima do Monumento

A Linha do Equador verdadeira  no Museu Inti Ñan

3 comentários:

  1. Está me dando vontade de ir até o Equador!

    ResponderExcluir
  2. graça campello09/08/2011, 00:52

    Estou adorando ver teu blog, escreves muito bem e de uma maneira interessante e gostosa de ler.

    ResponderExcluir
  3. Bem interessantes as curiosidades da linha do Equador, parece magia. Gostei.
    Bueno, Quito e seu entorno parece ter sido bem legal. Sigamos em frente, então...

    ResponderExcluir